Banheiro Seco

banheiro seco

O Banheiro Seco é uma alternativa ecológica ao banheiro comum (que utiliza água para levar os dejetos até centros de tratamento ou diretamente aos arroios e rios).

O banheiro seco não produz maus odores e não consome nada de água. É uma alternativa ecológica porque considera os ciclos naturais. O sistema de banheiro com descarga é um sistema altamente poluidor e gera grandes gastos com encanamentos, tratamento, além de problemas de saúde pública.

Ele parece um banheiro normal, mas as fezes não somem. As fezes ficam então secas e é preciso ainda jogar um pouco de serragem sobre elas. Existem vários modelos de banheiro seco e todos eles são completamente sem cheiro, quando bem feitos! As fezes podem ser coletadas num grande tonel abaixo da patente (bem vedado) e, ao estar cheio, é trocado e o tonél passa por um período de tempo fechado (6 meses) e após isso, mais 6 meses em uma composteira, de onde sai adubo excelente para árvores frutíferas.

Outro modelo é o da rampa, onde as fezes vão rolando e se acumulam numa caixa inclinada, com orientação solar norte, e com uma chaminé por onde saem os gases produzidos na decomposição.

Fonte: IPEMA

banheiro2

 

Saiba mais sobre composto humano:

https://reciclaflores.wordpress.com/2011/01/28/sanitarios-ecologicos/

 

Anúncios

Sobre Dani

Você pode ser tudo o que você quiser... Que o melhor aconteça!

Publicado em 23/09/2009, em Postagem, Reciclar, Reduzir, Reutilizar e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Olá, gostaria de saber, se na zona rural é possível construir um banheiro seco utilizando um buraco, feito diretamente na terra e se, ao invés de serragem pode-se utilizar terra ou areia. Outra dúvida é sobre a chaminé, é possivel utilizar um cano de Pvc? Fazendo-se o banheiro seco diretamente na terra e utilizando terra para cobrir os dejetos é mesmo necessário a chaminé?

    • Bom dia Lucia!

      Obrigada pelo contato!

      Se você for construir um buraco no solo para os dejetos, o banheiro deixará de ser seco e sim, será um banheiro como a “antiga” fossa, pois a matéria orgânica se misturará com a terra e haverá umidade e a fermentação dos dejetos acontecerá de outra forma. Além de que esta técnica pode contaminar o solo…
      Este tipo de banheiro até pode ser feito como medida de urgência e por um curto período de tempo e, ao invés de colocar areia ou terra, jogue CAL.

      Na chaminé é possível sim usar Tubo de aeração em PVC pintado em tinta óleo preta (para Respiro), mas a chaminé só será necessária e útil na construção do BASON (caixa dos dejetos), que é um tipo de banheiro seco conforme descrito no blog.

      O tipo de banheiro seco que demonstro no blog necessita de um buraco onde, logo abaixo, fica uma caixa de 50 cm a 70cm de profundidade, com inclinação para fora, com 60 cm de largura, um duto de gases que sai por cima do telhado, uma parte externa para retirada do material, que pode ser usado na composteira.

      Espero ter respondido suas dúvidas!

    • recebeu a resposta!?
      abraço

  2. De qual material deve ser feita a chaminé?????
    Obrigada!!
    Flora

    • oi Flora!

      Pode usar tubo de aeração em PVC.
      Mas a chamíné só é necessária na construção do banheiro seco que usa o BASON.

      Abraço

  3. Osvaldo Jesus Oliveira Lima Junior

    Olá Dani, tenho uma ilha e preciso fazer um banheiro seco, já vi varios modelos na net mas nenhum aparece com o projeto, preciso de medidas vc pode me passar isso, fico no aguardo abraço. Jr.

    • Olá Jr, boa tarde!

      É igual um banheiro convencional, embaixo da privada tem um buraco , uma caixa de
      aproximadamente 50cm a 70cm de profundidade, com inclinação para fora (para esta caixa receber a luz do sol) , com 60cm de largura, um duto de gases que sai por cima do telhado , uma porta externa para retirada
      do material , que pode ser usado na composteira.
      Na chaminé, pode ser um Tubo de aeração em PVC pintado em tinta óleo preta (para Respiro), mas uma chaminé só será útil e necessária na construção do Bason (Caixa dos dejetos), que é um tipo de banheiro seco conforme descrito no blog.

      espero ter ajudado !
      att

  4. Bom dia Dani

    Me enterecei pelo assunto desde o momento qn que me trouxeram as medias e as fotos de um banheiro seco para que eu fizesse um projeto encima do que foi pedido. Mais agora na faculdade tenho que fazer um projeto de pesquisa, e quero fazer sobre banheiro seco. Será possivel que você me mande algo a mais em que eu possa estudar?
    Desde já agradeço.
    Obrigado!

    • Olá Johny, bom dia!!

      Eu não tenho tantos artigos sobre banheiro seco e a maioria das infos aqui postadas são de um curso de Habitações Sustentáveis que fiz em 2008.

      Eu sugiro você entrar em contato com o IPEMA (www.ipemabrasil.org.br) ou também com IBIOSFERA (www.ibiosfera.org.br) que são institutos que desenvolvem muitas pesquisas e trabalho para desenvolvimento e preservação do meio ambiente. Todos eles localizados em SP.

      Lá eles têm banheiros secos dispostos pela área em que trabalham e para vc seria ideal, já que tem que fazer pesquisa de campo, aliás, todo ano o IPEMA recruta estagiários interessados em passar 4 meses no instituto para aprender tudo sobre desnvolvimento sustentável.

      Espero ter ajudado.
      se precisar de alguma informação a mais, pode entrar em contato.

      Atenciosamente

  5. Tudo bem, entrarei em contato sim com as entidades, e mais uma vez obrigado pela atenção.

  6. Boa noite, Dani!
    entendi tudo porque ja fiz várias instalações,
    mas me intrigou no desenho a caxa ao lado do tambor. Me parece ser elétrica, para que serve?

  7. Mozart f.barbosa

    oi meu nome é MozArt.
    intão! preciso construir 2 banheiro secos.
    mas tenho alguns problemas…
    serão num rancho em baixo de arvores, portanto não vai tomar sol! e tambem não posso escavavar, pois tem muitas raizes no terreno! e ainda tem que ser pequeno de ( 2x1m) pois é o espaço que temos!
    espero que póssa me ajudar…
    Namaste
    MozArt.

  8. Olá! Tenho uma pergunta muito pertinente embora pareça ridícula: ao sair o cocô, invariavelmente sai xixi também (constatação por experiência própria e troca de idéias “escatológicas” com amigos, rs…). Assim, sempre vai ter urina junto com as fezes, e o banheiro deixaria de ser “seco”. Isso não prejudica o sistema?

    • boa tarde Renato!

      Se a quantidade de xixi for inferior a quantidade de serragem não haverá problema. É sempre bom jogar um pouco mais de serragem para garantir, além do papel que vc pode jogar junto!
      Frequentei os banheiros secos do IPEMA e urina e fezes iam no mesmo tambor!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: