ISOPOR, é reciclável sim!

Ao contrário do que se pensa, o isopor é um tipo de plástico e é um material 100% reciclável. Porém, esta idéia não é muito difundida e poucas pessoas se interessam por este empreendimento. O isopor é muito utilizado no nosso cotidiano e, apesar de não nos darmos conta disso, quando descartado de forma incorreta pode parar no esgoto e, por ser um material impermeável, entope canos e trás muitos problemas; além de ser um material que, apesar de muito leve, geralmente é volumosos e ocupa muito espaço.

Hoje há apenas uma empresa trabalhando com este material, em Guarulhos-SP, que processa apenas 100 toneladas mensais por falta de matéra prima, já que a maioria deste material é destinado aos depósitos de lixo – “lixões” ou aterros sanitários por falta de informação. Na reciclagem, o isopor passa por uma máquina onde é transformado em uma massa, depois é triturado; esse pó é derretido e são feitos fios plásticos que são triturados novamente e esses grãos são transformados em molduras, rodapés e acabamentos para decoração.

A idéia surgiu da empresa que não queria mais disperdiçar madeira, já que o isopor, após tratado, se confunde com a aparência da madeira. Esta empresa gerou muitos novos empregos e promoveu uma cooperativa que deu emprego à famílias necessitadas. Ela faz a coleta do isopor de uma rede de supermercados que resolveu o seu problema com o imenso volume de isopor gerado em suas lojas.

O isopor também pode ser usado na indústria mecânica ou virar matriz energética – através da queima; além da obtenção de gases e de óleos. Atualmente existem muitos estudos que mostram várias utilidades para este material de diversas formas, dando assim um destino correto para o isopor. Já foi feito até o concreto que leva o isopor triturado. Mas para se implantar a reciclagem é preciso que todos estejam cientes e que mais empresas invistam e vejam que esta idéia vale a pena, para o bem do mundo e dos seres humanos que vivem nele.

Por Mariana Resende Moura

Fonte: http://www.supersession.com.br/revistas/ed3/index.html

Anúncios

Sobre Dani

Você pode ser tudo o que você quiser... Que o melhor aconteça!

Publicado em 21/04/2010, em Dicas, Postagem, Reciclar, Reduzir, Reutilizar e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: