Zona de Raízes

zona de raízes

O Sistema por Zona de Raízes utiliza plantas para o tratamento de águas residuais. A degradação das substâncias poluidoras contidas na água ocorre através da simbiose entre plantas, solo e/ou substrato artificial e microorganismos. A função principal das plantas consiste em fornecer o oxigênio ao solo/substrato através das folhas até os rizomas e possibilitar o desenvolvimento de uma população densa de microorganismos aeróbios, que finalmente são responsáveis pela degradação e remoção dos poluentes da água. Toda a água tratada e polida pela tecnologia de Zona de Raízes/Wetlands pode ser 100% reutilizada.

Os sistemas com plantas são eficientes porque o processo de degradação da matéria orgânica (mineralização, nitrificação, denitrificação) é muito completo, devido à grande biomassa. Além disso, são removidos não só á carga orgânica como também nutrientes (por exemplo, Fósforo e Nitrogênio) que levam a eutrofização das águas, elimina ou fixa patôgenos como coliformes, e substâncias inorgânicas como fenóis e metais pesados.

Sistemas com plantas podem ser, se desejável, configurados como elementos de Paisagismo Ambiental ( Biótopos, por exemplo que servem como corredor e adensador de biodiversidade), em forma de jardins ou parques. Existem três tipos principais de sistemas com plantas que podem ser variados e adaptados conforme as exigências e finalidades:

– Sistema Krefeld

– Sistema Zona de Raízes

– Sistema Hidrobotânico

Paisagismo – Biótopo, Corredor e/ou Adensador de Biodiverersidade

O Sistema por Zona de Raízes na sua concepção busca aproveitar-se da capacidade da natureza da auto-depuração e por este motivo denominamos também este sistema como Sistema de Banhados, Weatlands nos USA, Sistema Hidrobotânico – Lutzemberger – RS – 1987, Biótopos Artificiais, etc.

Devido a grande biomassa que se forma no Sistema Zona de Raízes este atrai uma série de animais ( principalmente pássaros ) que se utilizam deste biótopo criado artificialmente como um local protegido e adequado para alimentar-se preservando a biodiversidade do local e da região em que se encontra implantado.

As plantas a serem utilizadas no Sistema Zona de Raízes serão oriundas da região em que o sistema será implantado ( raio máximo de 10 km ), desta forma, preservamos a originalidade das espécies locais e evitamos o ingresso de plantas exóticas que possam causar desequilíbrios ambientais.

O Sistema por Zona de Raízes além de tratar das águas, ser um sistema vivo ( Biótopo ), dinâmico, apresenta-se como uma alternativa de paisagismo com alto valor agregado.

O uso do Zona de Raízes em propriedades rurais possibilita a produção de Biomassa para alimentação do animais e também para a produção de palhada para utilização em cama seca.

Anúncios

Sobre Dani

Você pode ser tudo o que você quiser... Que o melhor aconteça!

Publicado em 17/09/2010, em Dicas, Postagem, Reciclar, Reduzir, Reutilizar e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Prezados,
    Trabalho no sentido de difundir o uso da biotecnologia por Zona de
    Raízes desde 1984, e hoje possuo 26 anos de experiência prática na
    implantação deste tipo de sistema, nestes anos de missão consegui
    implantar mais de 40 unidades desde unifamiliares que atendem de 5 a
    15 habitantes por dia, como, unidades que atende 750 habitantes por
    dia ( São José dos Pinhais – PR ) e minha maior obra é uma unidade
    implantada em Campos do Jordão – SP que atende 2.000 habitantes por
    dia.

    Tenho grande interesse em compartilhar meus conhecimentos com voçês
    através de cursos, palestras, projetos, e continuar aplicando está
    maravilha da natureza para quem precissa.

    Para cursos e palestras cobro somente despesas de viagem e nos
    projetos podemos discutir uma parceria.

    Muita Luz
    Albino Eliseu da Silva
    Consultor Ambiental
    041 -8835-8092

  2. OLa Albino, boa noite, sou academico de Engenharia ambiental e pretendo fazer meu TCC sobre zona de raizes e realizar um projeto de despoluição de um corrego proximo de casa utilizando o sistema, em seus estudos acha que isso pode ser realizado em sistemas loticos como arroios com agua corrente ??? ainda que essa corrente seja pequena??
    Abraços e muito legal sua pesquisa. Parabens!!!!
    Att Paulo Puig
    meu email é ppuig_@hotmail.com

  3. claudio paschoal

    ola Abílio,meu nome é Claudio e moro em um condomínio a beira do rio,nosso terreno não comporta o uso do sistema convencional de fossa e sumidouro,pois o sumidouro não escoa por ser terreno rochoso.Implantei uma estacão biodigestor do mercado que trata em 60% o esgoto entretanto a água sai límpida com odor pouco forte.Estou tentando implantar uma sequencia de 4 tanques de 1,5×1,5×1,5 de ovenaria impermeabilizados de zona de raizes.Porem acho que errei na granulometria e acabei usando areia lavada,areia grossa e pedra 01 e acabou entupindo,então removi todo o sistema e gostaria de uma ajuda para não cometer mais erros.Sera que vc poderia me ajudar.Na minha cidade(Araçatuba)não consegui ajuda de nenhum órgão ou secretaria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: