Piscinas biológicas

Imagem site terra

Já reparou alguma vez na quantidade de químicos que são adicionados na água de uma piscina convencional? A filosofia é matar todas as bactérias ou seres vivos da água.

Mas existe outra forma. Numa piscina biológica são usados processos naturais para manter a água com a qualidade balnear, não tem o odor dos químicos e não provoca irritações na pele nem nas vias respiratórias.

Mas o espaço para nadar numa água natural não é o único benefício duma piscina biológica, pois o seu aspecto sem ruído semelhante a um lago integra-se com a paisagem mantendo todo o ano um aspecto natural.

A piscina biológica é a alternativa a piscina convencional sem nenhum tratamento químico. O resultado é uma área de banho serena sem barulho de motores e ao mesmo tempo um espaço como um lago ou jardim aquático.

 

ECOSSISTEMAS

As piscinas biológicas são um ecossitema fechado. Em substituição duma circulação mecânica a piscina oxigena, regenera e limpa a água através das plantas que se estabelecem na zona de regeneração independente da zona de banho devido a uma parede subaquática de divide as duas áreas.

Na área de regeneração a água é mantida biologicamente pura atravéz das plantas e de micro organismos que absorvem materiais em decomposição e bactérias e convertem estes em biomassa. As plantas aquáticas necessitam desta substância nutriente para o seu crescimento providenciando assim uma água limpa.

Nestas condições não se estabelecem colônias de micro organismos perigosos.

Todas as piscinas biológicas têm um compartimento para a natação e uma parte para as plantas.

 

VIDA SELVAGEM

É devido a esta separação, os utilizadores não estarão em contato com as plantas, no meio das quais os pequenos animais tais como as rãs poderão encontrar refúgio.

Sendo esta piscina uma cópia do que podemos encontrar na natureza, é normal que ela contenha organismos da micro-fauna e outros animais úteis ao seu funcionamento, tornando-a assim também  num sítio de observação e descoberta.

 

QUALIDADE DA ÁGUA

A qualidade da água tem uma relevância especial. O desenho da piscina é orientado para que a depuração da água se faça de um modo consistente e de tal modo que após o primeiro ano com a robustez das plantas aumente significantemente.

 

SAÚDE

Numerosos usuários realçam o contato com uma água pura, livre de químicos e substâncias irritantes para a pele muitas vezes associadas a eczemas e, para as vias respiratórias é efetivamente mais um valor para a saúde.

Fonte:  www.agrariaverde.pt

Anúncios

Sobre Dani

Você pode ser tudo o que você quiser... Que o melhor aconteça!

Publicado em 07/11/2010, em Dicas, Postagem, Reciclar, Reduzir, Reutilizar e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. boa tarde, gostaria de receber o esquema para construção da piscina biologica.
    gosto muito da natureza!!!
    aprecio muito seu site!
    bjus

  2. Teresinha Araujo

    Ola, gostaria imensamente de transformar uma piscina que possuo de 8,5×4.0 em biologica. é possivel? podem me arrumar o passo a passo por favor. Obrigada.

  3. Bom dia, de facto andava à procura de um sistema deste género para uma piscina de um hotel que estou a projectar numa zona em que o meio ambiente é um dos pontos fulcrais, contudo tenho tido dificuldade em encontrar informações. Se me pudesse fornecer mais informações, nomeadamente, do sistema de construção destas piscinas ficaria muito agradecida. Obrigada, Margarida

    • Olá Ana!!
      Estou à procura de biólogo aquarista que possa ajudar nestas informações. Mesmo assim está difícil!! Assim que souber informações, entro em contato para te avisar…
      Atenciosamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: