Como fazer parede de pneu

Paredes com pneus velhos

Nas montanhas altas e frias do Chile alguns residentes acharam um meio de construir uma casa que é barata e confortável. O material de construção usado foi pedra local (prontamente disponível), pneus reciclados (também prontamente disponíveis e grátis), vigas de madeira e uma quantia pequena de cimento. Sendo feita de material reciclado a construção de paredes com pneus reciclados é ideal para pessoas que têm acesso a poucos recursos, mas podem dispor de mais tempo para construir a própria casa.

 

AS VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO COM PNEU RECICLADO:

  • Saúde pública: a disposição de pneus velhos é de interesse e importância para a saúde, especialmente em áreas tropicais onde os pneus rapidamente podem criar ambientes favoráveis para proliferação de mosquitos. Incorporando os pneus na construção, este problema será totalmente evitado.
  • Contaminação da atmosfera: um método comum de disposição dos pneus é a queima dos mesmos. Esta prática não é oficialmente permitida por causa da contaminação severa da atmosfera, entretanto ainda é uma prática comum, pois evita a criação de mais habitat de mosquitos, especialmente em áreas onde a Febre Amarela e a Dengue apresentam sérios problemas de saúde. Novamente, o uso de pneus dentro das paredes de edifícios evitará tal problema.
  • Baixo custo: sendo feita essencialmente de terra e material que normalmente será jogado fora, a estrutura principal da casa será eficiente e de baixo custo. Entretanto, o método exigirá trabalho intensivo. Uma solução ideal para comunidades com baixo acesso de recursos.
  • Estruturalmente forte e flexível: as paredes grossas são compostas de pneus enchidos com terra e socadas até que os pneus comecem a se deformar. Camadas subseqüentes moldam esta deformação, formando um cadeado mecânico poderoso. Além do mais o peso das paredes criará uma estrutura forte e estável. Paredes retas são fáceis de construir, mas com este método de construção, paredes circulares ou curvas serão igualmente simples e fáceis de construir.

 

MÉTODO BÁSICO DE CONSTRUÇÃO

As paredes têm muito contato com a terra devido a sua largura. Se a terra local for basicamente estável, não será necessária a utilização de fundações de concreto. As filas iniciais de pneus podem ser colocadas diretamente na terra (menos vegetação!). Cada pneu será cheio com terra e esta será compactada dentro de toda cavidade do pneu. Este enchimento continuará até os pneus começarem a se deformar e se expandir (para cima). Os pneus das filas de cima serão cheios até se deformarem e se encaixarem uns nos outros, criando uma ligação mecânica forte dentro das camadas subseqüentes.

Para criar uma superfície mais lisa e evitar o consumo excessivo de massa no enchimento das lacunas entre os pneus.Uma camada final de gesso pode produzir uma superfície lisa e limpa.

Manual em Power point: manual-de-construcao-c-pneu

 

Anúncios

Sobre Dani

Você pode ser tudo o que você quiser... Que o melhor aconteça!

Publicado em 15/12/2010, em Dicas, Postagem, Reduzir, Reutilizar e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. leontina a nogueira buehler

    oi pessoal ja sabem algo s/piscina de pneus? sabem se o concreto adere ao emborrachado pneu?Ja tenho 200 unid aro 13 e vou fazer os testes… tem alguem ai que sabe? socorro………….. Parabens a voçes adoro gente que tem metas e sonhos saudaçoes da Agenda21 de Betim ,tina

    • Olá Tina! boa tarde!
      Obrigada pela visita ao blog!
      Infelizmente não sei se o concreto adere ao emborrachado! Vou me informar e te envio a resposta!
      Atenciosamente

  2. Olá Dani, obrigada por compartilhar conosco seu interesse por formas de construção mais sustentaveis, um assunto que sou suspeita, pois amo de paixão! Olha tenho feito varias pesquisas em formas de construção usando material reciclado, e uma forma de aderir o cimento e materiais lisos, é o uso de telas de galinheiro, ja vi em reboco de superadobe, garrafa pet, isopor, creio que é possivel tambem em cima do pneu, so fazendo pra saber…Um grande abraço!!

  3. Dani encontrei neste site
    http://inhabitat.com/california-homes-made-out-of-used-tires/

    uma casa rebocada feita de pneu
    abraços

    Rejane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: