Recursos Renováveis

reciclar

 

Uso e Valor de Recursos Renováveis

                                                           ” a natureza sabe melhor”

 

Recursos renováveis provendo produções diretas são aqueles renovados e substituídos por processos naturais por períodos razoáveis de tempo sem maior necessidade de colocação de insumos não renováveis. Serviços renováveis ou funções passivas são aquelas que recebemos de plantas, animais, solo vivo e água, sem que eles sejam consumidos.

 

Por exemplo, quando nós falamos de árvores para madeira, estamos usando uma fonte renovável, mas quando usamos uma árvore para sombra e abrigo, nós ganhamos benefícios da árvore viva sem consumir ou exigir colheita de energia. Esse simples entendimento é tanto simples como poderoso no redesenhar de sistemas humanos onde muitas funções simples ficaram dependentes de recursos não renováveis e não sustentáveis. Nós dificilmente podemos ser um exemplo mais importante da história de como pessoas prosperaram com o uso sem consumo de serviços da natureza pela domesticação e uso do cavalo para transporte, cultivo do solo e como uma fábrica de energia geral para uma miríade de usos.

 

A relação íntima com os animais domésticos como o cavalo também provém um contexto enfático para extensão das preocupações éticas humanas para incluir a natureza. Desenho em Permacultura deve ter por objetivo fazer melhor uso dos recursos naturais renováveis para manejo e manutenção da produção mesmo sem o uso de algum recurso não renovável é necessário para o estabelecimento do sistema. Ainda mais, deve fazer o melhor uso de sistemas naturais não consumidores para minimizar nossas demandas de consumo de recursos naturais e ênfase nas possibilidades de interação entre seres humanos e a natureza. Na linguagem de negócios, recursos naturais devem ser vistos como uma fonte de renda enquanto recursos não renováveis podem ser vistos como bens de capital. Gastando bens de capital dia após dia é impraticável na linguagem de todo mundo.

 

Restauração do balanço entre recursos renováveis e não-renováveis vai exigir que aqueles conceitos abstratos fiquem embebidos em nosso entendimento se queremos uma visão mais holística que nos confrontam no uso de recursos naturais. O que é geralmente esquecido é que essas velhas maneiras foram a norma não muito tempo atrás. A brincadeira que se faz a respeito da pessoa consciente do ambiente que utiliza o secador de roupas solar (o varal), é engraçada porque funciona sobre a natureza recente de muito aquilo que foram funções substituídas pela tecnologia e combustíveis fósseis.

 

chapada

Anúncios
  1. Bom dia moro em uma ilha de Florianópolis e gostaria de ver td projeto da fossa com uso das bananeiras…..grato A. Andrade

  2. olha,adoreii o site e muito bom e entao me ajudou a fazer uma pesquuisa de escola!!!
    adoreii!
    beijinhos….

  3. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiadoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  4. amei vai me ajudar no trab. de geografia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: