Boas Idéias

# CHORUME – O QUE FAZER? P7050032

O suco do húmus, ou chorume, é perfeito  para ser aplicado em folhas atacadas por fungos. Se você faz compostagem em casa, colete o chorume do minhocário pela torneirinha. Dilua em água até ficar da cor de um chá fraco e utilize como fertilizante para folhas infectadas a cada três dias.

 

  #  PRINCÍPIOS PARA COMUNIDADE

  • Criar comunidades completas e integradas que contenham moradias, lojas, oficinas, escolas, parques e os serviços civis que as pessoas precisam em seu dia-a-dia.
  • O tamanho da comunidade deve ser que as moradias, o trabalho e necessidades de cada dia, suficientes para que seja possível caminhar a pé.
  • Maximizar as atividades acessíveis a pé em relação aos pontos principais de trânsito.
  • Uma comunidade deve ter diversos tipos de moradias para facilitar o acesso de pessoas de várias classes econômicas e várias idades.
  • Os negócios na comunidade devem oferecer uma ampla variedade de serviços para os residentes da comunidade.
  • A localização e características da comunidade serão consistentes com a rede de trânsito principal.
  • A comunidade precisa de um centro que combine usos comerciais, civis, culturais e recreativos.
  • A comunidade deve ter um amplo número de espaços abertos e especializados, na forma de praças, parques e quadras. O uso frequente dessas áreas aumenta conforme o planejamento e placemento.
  • Praças públicas serão planejadas para facilitar a atenção e presença de pessoas a qualquer hora do dia ou da noite.
  • Cada comunidade, ou grupo de comunidades devem ter um limite bem definido, com corredores naturais, zonas rurais, áreas de floresta, permanentemente protegidas contra o desenvolvimento.
  • Estradas, ruas, caminhos e ciclovias devem contribuir com uma rede de rotas interesantes e interligadas a todos os destinos. Deve incentivar o uso de bicicletas e caminhadas a pé, pelo planejamento de rotas restritas e bem definidas espacialmente por edifícios, árvores e iluminação. Será dificultado o tráfego em alta velocidade.
  • Quando possível, a topografia, drenagem natural e vegetação existente devem ser preservados com os maiores exemplos incorporados em parques e bosques.
  • O planejamento da comunidade deve apoiar a conservação dos recursos e minimização do lixo.
  • Comunidades devem obter uso eficiente de água além do uso de drenagem natural, paisagismo tolerante de secas e reciclagem.
  • A orientação das ruas, localização das contruções e uso de sombra devem contribuir com a eficiência energética da comunidade.

*****************************************************************************************************************************************************************

 

# 50 AÇÕES POSITIVAS

 

ELETRODOMÉSTICOS

1. Evite comprar eletrodomésticos que não sejam muito necessários, como facas elétricas, máquinas de fazer sucos, máquinas de café, etc.

2. Não utilize a parte detrás da geladeira para secar roupas e sapatos.

3. Compre geladeiras com o selo “greenfreeze”, sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio.

4. Evite colocar alimentos quentes na geladeira, por aumentar o consumo de energia.

5. Não coloque a geladeira perto do fogão ou de uma janela que recebe muito Sol; ela terá de trabalhar mais para se manter fria.

6. Feche sempre bem a porta da geladeira. Aberta, há um maior consumo de energia para manter a temperatura. Não deixe a porta aberta enquanto pensa no que vai tirar dela, nem a abra e feche repetidas vezes.

7. Evite manter a temperatura interna do refrigerador inferior a 5 ou 6 graus.Isso aumenta o consumo energético em cerca de 7%.

8. Prefira geladeira com descongelamento manual por gastar menos energia.

9. Opte por lavar roupas na máquina a frio. Isso economiza de 80% a 92% de energia.

10. Só lave roupa com a máquina cheia. Cada lavagem consome 150 litros água.

11. Só use a secadora de roupas em casos extremos, de muito frio ou muita chuva.

12. Prefira panelas de pressão. Mais rápidas, elas consomem menos energia.

13. Procure sempre tampar as panelas,especialmente para aquecer água ou sopa. Isso pode reduzir em 30% a energia necessária e o tempo de preparação.

14. Desligue as bocas do fogão minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda Se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar roupa.

15. O vapor do ferro aumenta o consumo de eletricidade. Por isso passe a ferro com a roupa um pouco úmida ou use um borrifador.

 

ALIMENTOS

16. Evite comprar alimentos que contenham aditivos, corantes e conservantes desnecessários.

17. Compre frutas e vegetais orgânicos, por não usarem agrotóxicos em seu cultivo.

18. Procure se certificar de que a carne comprada provém de animais criados em boas condições e mortos sem sofrimento desnecessário.

19. Recuse serviços de fast food com excesso de produtos descartáveis, como guardanapos, copos, canudos, colherzinhas de plástico, pacotes de catchup, maionese etc.

20. Evite comprar peixes com tamanhos abaixo dos estipulados por lei. No site da Polícia Militar de São Paulo é possível conferir os tamanhos de peixes de mar:

http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm/tab_peixe.htm

 

PILHAS

21. Utilize sempre que possível, eletricidade em vez de pilhas.

22. Prefira pilhas recarregáveis e sem adição de mercúrio.

23. Pilhas usadas podem ser descartadas nos postos autorizados de cada marca, como Rayovac, Duracell, Sony. Os sites e os serviços de atendimento ao consumidor fornecem os endereços.

 

PAPÉIS

24. Evite papéis decorados, engessados ou perfumados. Os químicos que carregam dificultam a reciclagem.

25. Os papéis para reciclagem não devem ser amassados, mas sim dobrados, para não ocupar volume.

26. Evite O papel de alumínio na cozinha. A extração de bauxita costuma destruir grandes áreas de florestas e a transformação de bauxita em alumínio desperdiça energia.

27. Use pano em lugar de papel no dia-a-dia da cozinha, inclusive como guardanapos.

28. Compre papel higiênico não branqueado com cloro. O branqueamento produz dioxinas que, uma vez nos rios, matam peixes.

29. Prefira produtos de papel reciclado. A média de desperdício de papel, por ano, numa casa comum, corresponde a seis árvores.

30. Use uma fotocopiadora que imprima frente e verso e reaproveite papéis impressos em um só lado para rascunho.

 

ILUMINAÇÃO

31. Procure utilizar iluminação natural ou lâmpadas fluorescentes, que gastam a quarta parte da energia que gasta uma incandescente, e duram mais.

32. Apague as luzes quando não precisar delas. Diminuir os gastos de eletricidade ajuda a reduzir a produção de dióxido de enxofre proveniente das centrais elétricas.

33. Pinte os cômodos da casa com cores claras. Cores escuras absorvem luz e as claras a refletem.

34. Se possível, instale sensores de ocupação que desligam as luzes sempre que o cômodo estiver desocupado.

 

LIMPEZA DA CASA

35. Opte por uma solução de vinagre ou limão diluídos em água, em quantidades iguais, para limpar vidros e espelhos e tirar a gordura.

36. Substitua aerossóis ou sprays pelos rollon (especialmente os recarregáveis), pelos sticks ou pelos pulverizadores de compressão.

37. Evite os desinfetantes coloridos colocados nas bordas do vaso sanitário, porque são muito poluentes.

38. Troque a descarga com válvulas (que gastam 10 a 30 litros quando acionadas) por aquelas que acompanham caixas de 6 litros de água.

39. Use tintas com baixo teor de solventes. Essências como a terebintina (líquido obtido de pinheiros, usado na mistura de tintas, vernizes e polidores) devem ser usadas nas menores quantidades possíveis.

 

CARRO

40. Ao lavar o carro com mangueira, gasta-se, em média, 570 litros de água. Se você usar baldes, gastará um décimo disso.

41. Visite uma oficina regularmente e verifique a emissão de fumaça do carro.

42. Sempre que possível, utilize os transportes públicos, como metrô e ônibus, pegue carona, ande a pé ou de bicicleta. Assim, ajudará a reduzir a poluição.

43. A velocidade que consome menos combustível é a moderada. Acelere gradualmente.

44. Mantenha a pressão correta dos pneus, para impedir o desgaste prematuro deles e para poupar gasolina.

45. Não compre um automóvel maior do que as suas necessidades. Carros mais pesados utilizam até 50% mais combustível do que os modelos mais leves.

 

CIDADANIA

46. Qualquer reclamação sobre a higienização de ruas e avenidas paulistanas, cachorros que não param de latir durante a madrugada e pedidos de pontos de coleta seletiva para prédios podem ser solicitados à Prefeitura Municipal por meio do site http://sac.prefeitura.sp.gov.br/.

47. Denuncie crimes ambientais, queimadas, desmatamentos e obras e grande impacto ambiental pela Linha Verde do Ibama, no site http://www.ibama.gov.br ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

48. Participe da Campanha de Adoção de Floresta com Araucária. No site da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), é possível “adotar” áreas nos poucos remanescentes de florestas com araucária que ainda existem. Consulte o site http://www.spvs.org.br. Entre em contato enviando um e-mail para campanha@spvs.org.br ou ligue (Oxx41) 3242-0280.

49. Obtenha mais detalhes das campanhas e atos realizados pelo Greenpeace no Brasil e no mundo acessando o site http://www.greenpeace.org.br. Veja como pode ajudar na preservação da Amazônia, do clima e dos oceanos.

50. Proteste contra a negativa do governo americano em combater as emissões de dióxido de carbono pelas termelétricas e indústrias do país, assine a petição contra o aquecimento global, proteja os ursos polares de extinção, enviando cartas ao presidente dos EUA, George W.Bush, e à diretora da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Christie Whitman. A rede de ciberativismo Action Network (http://actionnetwork.org/) tem modelos de textos e os endereços para envio em inglês.

 

****************************************************************************************************************************************************************

# PRODUTOS QUÍMICOS – ALGUMAS SOLUÇÕES

 

SABÃO LÍQUIDO

½ Kg  de sabão de coco, glicerina ou caseiro; Suco de 2 limões; 4 colheres de sopa de amoníaco; 6 l  de água ou chá forte de ervas.

Dissolva os pedaços de sabão, picado ou ralado num l de água quente. Adicione 5 l de água fria junto com o suco de limão e o amoníaco. Guarde em garrafas.

 

DESINFETANTE

5 l de água ou erva aromática; 750 g de sabão de coco; 1 copo médio de hidróxido de amônio(sal amoníaco).

Ralar, dissolver o sabão num pouco de água quente. Qd/ estiver quase frio juntar  o resto da água e o amoníaco .

 

DESINFETANTE PARA BANHEIRO

5 l de cachaça ou álcool; 4 l de água; 1 sabão caseiro; folhas de eucalipto ou outra erva aromática.

Ferver 1 l de sabão até dissolver; depois de frio juntar 3 l de água e a tintura.

 

SABÃO ANTIPULGAS E PIOLHOS.

2 sabões caseiros; 50ml de tintura de arruda e erva de santa maria.

Derretem-se os sabões e misturam-se as tinturas ou faz-se o sabão caseiro utilizando chás fortes destas ervas em vez de água.

 

SABÃO CASEIRO (BÁSICO)

4 l de água; 1 kg de soda; 4 l de álcool; 5 k g de sebo.

 Mais infos:  http://sabaodoselecta.blogspot.com

 

 

SABONETE MEDICINAL

2 sabões de glicerina( algum que derreta bem) ou dois sabões caseiros. 50 ml de tinturas de ervas. Opções: confrei ,bardana,calêndula,macaé,tansagem,alecrim,urtigão…

Derreta o sabão, mistura-se as tinturas e poe-se nas formas . Pode-se misturar óleo essencial ou erva aromática para perfumar.

*****************************************************************

  1. iara cristina

    gostei muito de tud pois gosto muito de reciclaveis.

  2. Dani,

    Parabéns pela iniciativa e obrigada por tantas informações importantes! Pessoas como vc são fortes referências para mim!

    Abraço,

    Nathália

  3. Adiuton Silva Reis

    muito bem, gostei, e quero ajudar em ideias, posso?
    eu criei um sistema unico no mundo de descarga para vaso sanitário onde não precisa de agua e nem de ernergia para a descarga. como posso conpartilhar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: